REUMATOLOGIA
O médico reumatologista diagnostica e trata diversas patologias que envolvem o sistema musculoesquelético e o tecido conjuntivo.
Essas doenças, popularmente chamadas de “reumatismo”, englobam mais de 100 condições que necessitam de uma história clínica e exame físico detalhados, além de exames complementares, para um correto diagnóstico e tratamento adequado.
As doenças reumatológicas afetam pessoas de todas as faixas etárias, podem ser agudas ou crônicas e podem envolver múltiplos locais no nosso organismo, como as articulações, tendões e músculos, ossos, pele, nervos, olhos, pulmões e rins.
As principais doenças avaliadas na reumatologia são: osteoartrite, bursites e tendinites, síndromes dolorosas localizadas ou generalizadas – como síndrome miofascial e fibromialgia, gota e outras artropatias microcristalinas, osteoporose, artrite reumatoide, espondiloartrites – como a espondilite anquilosante e a artrite psoriásica, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Sjögren, esclerose sistêmica e outras doenças mais raras – como as vasculites, miopatias e sarcoidose.
A importância do diagnóstico precoce para um tratamento efetivo tem o objetivo de alcançar um melhor controle da dor, evitar deformidades articulares, limitações funcionais, danos aos órgãos e sistemas, além de depressão e outras transtornos mentais associados.
Leonardo Santiago Goularte
Médico Reumatologista